Procrastinar, o que é? Causas psicológicas, fisiológicas e espirituais

Olá meninas e meninos, tudo bem?


Hoje venho trazer um assunto que está muito evidente. Confesso que estava procrastinando a escrever sobre isso. Procrastinar! Que palavra feia e veja o que será isso? É um problema na vida quando se procrastina muito? Vejamos...


Procrastinação é o adiamento de uma ação. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com as suas responsabilidades e compromissos. Embora a procrastinação seja considerada normal, torna-se um problema quando impede o funcionamento normal das ações. A procrastinação crônica pode ser um sinal de problemas psicológicos ou fisiológicos.

A palavra em si vem do latim procrastinatuspro- (à frente) e crastinus (de amanhã). A primeira aparição conhecida do termo foi no livro Chronicle (The union of the two noble and illustre famelies of Lancestre and Yorke) de Edward Hall, publicado primeiramente antes de 1548.
Logo, um procrastinador é um indivíduo que evita tarefas ou uma tarefa em particular.


Causas

Psicologia
As causas psicológicas da procrastinação variam muito, mas geralmente tendem a fatores como ansiedade, baixa autoestima e uma mentalidade auto-destrutiva. Pensa-se que procrastinadores têm um nível de consciência abaixo do normal, mais baseado em "sonhos e desejos" de perfeição ou realização, em vez de apreciação realista de suas obrigações e potenciais.
O autor David Allen traz à tona duas grandes causas psicológicas de procrastinação no trabalho e no dia a dia que estão relacionadas à ansiedade, e diretamente ligada à preguiça emocional. A primeira categoria engloba coisas muito pequenas para se preocupar, tarefas que são uma interrupção irritante no fluxo das coisas, e que tem soluções de baixo impacto; um exemplo seria, organizar uma sala desarrumada. A segunda categoria contém coisas muito grandes para serem controladas, tarefas que uma pessoa pode temer, ou cujas implicações podem ter um impacto grande na vida da pessoa; um exemplo seria, um estudante de vestibular adiar indefinidamente o preparo para a prova, por causa da pressão recebida por seus familiares e o medo de não conseguir ser aprovado.
É de apontar que uma pessoa pode inconscientemente sobre-estimar ou subestimar o tamanho de uma tarefa, se a procrastinação se tornar um hábito.


Fisiológica
Pesquisas sobre as raízes fisiológicas da procrastinação, na sua grande maioria, focam-se no envolvimento do Córtex pré-frontal. Essa área do cérebro é responsável por funções de execução cerebral como planejamento, controlo de impulsos, atenção, e age como um filtro diminuindo estímulos que causam distração, que vêm de outras regiões do cérebro. Lesões ou baixa utilização dessa área podem reduzir a capacidade de uma pessoa de filtrar estímulos que causam distração, resultando em má organização, perda de atenção e aumento de procrastinação. Isso é similar ao papel do lobo pré-frontal no Transtorno do Défice de Atenção com Hiperatividade (TDAH), onde é comum a sua subutilização.


Espiritual

Estou me sentindo amarrado, paralisado! Estou me sentindo sufocada!


Os Espíritos influem sobre os nossos pensamentos e as nossas ações? 
- Nesse sentido a sua influência é maior do que supondes, porque muito frequentemente são eles que vos dirigem. Cap. 9 – Intervenção dos espíritos no Mundo Corpóreo, Livros dos Espíritos, Allan Kardec

Aprox. 30 bilhões de Espíritos ligados ao planeta Terra Aprox. 6,5 bilhões Encarnados Aprox. 23,5 bilhões Desencarnados Dados de 2009

Obsessão Espiritual … São sempre os Espíritos inferiores que procuram dominar, pois os bons não exercem nenhum constrangimento. Os bons aconselham, combatem a influência dos maus, e se não os escutam preferem retirar-se. Os maus, pelo contrário, agarram-se aos que conseguem prender. Se chegarem a dominar alguém, identifica-se com o Espírito da vítima e a conduzem como se faz com uma criança Livros dos Médiuns, Cap. XXIII, Allan Kardek.

Obsessão Espiritual 
É a ação persistente que um espírito mau exerce sobre um indivíduo. Apresenta caracteres muito diversos, desde a simples influência moral, sem perceptíveis sinais exteriores, até a perturbação completa do organismo e das faculdades mentais. O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. XXV, Allan Kardek

Obsessão Simples É a influência sutil na atitude do espírito, encarnado ou desencarnado. O espírito mistificador não se disfarça e nem mesmo dissimula de maneira alguma as suas más intenções e o seu desejo de contrariar. A pessoa reconhece facilmente a mistificação, e como se mantém vigilante raramente é enganada. Assim, esta forma de obsessão é apenas desagradável. Livros dos Médiuns, Cap. XXIII, Allan

Fascinação É a ação direta de um espírito sobre o pensamento de outro. A pessoa fascinada não se considera enganada. O espírito consegue inspirar-lhe uma confiança cega, impedindo-o de ver a mistificação e de compreender o absurdo de suas ações. As consequências podem ser graves por arrastar a pessoa a ações ridículas, comprometedoras e até mesmo bastante perigosas Livros dos Médiuns, Cap. XXIII, Allan

Subjugação A subjugação é um envolvimento que produz a paralisação da vontade da vítima, fazendo-a agir malgrado seu. Esta se encontra, numa palavra, sob um verdadeiro jugo. A subjugação pode ser moral ou corpórea. Na moral o subjugado é levado a tomar decisões frequentemente absurdas e comprometedoras que por ilusão considera sensatas. Na corpórea, o Espírito age sobre os órgãos materiais, provocando movimentos involuntários.



Classificação da Obsessão 

A Obsessão pode ser de: 
 Encarnado para encarnado 
Desencarnado para desencarnado 
Encarnado para desencarnado 
Desencarnado para encarnado 
Auto – Obsessão

Fatores que levam a Obsessão O que predispõe um espírito (encarnado ou desencarnado) à Obsessão, são as imperfeições morais. Na medida que o espírito se aperfeiçoa moralmente, ele não se predispõe à obsessão. Apresentação, Diversas modalidades de obsessões e desobsessões, www.uceo.org, Roque Souza


Como reconhecer a Obsessão? 

Causas provocadoras da Obsessão 
Quando sentimos ideias fixas e torturantes - Quando sentimos forças interferindo no processo mental, com pensamentos que não parecem ser nossos - Quando nos sentimos paralisados - Quando se experimenta inquietação constante - Oscilações de opinião e humor - Ideias profundamente negativas - Depressão / Desânimo - Revolta / Irritação / Cólera - Vícios / Fumo / Tóxicos / Álcool - Medo - Desregramento sexual - Maledicência - Ciúme - Avareza/Egoísmo - Ociosidade - Remorso

Como evitar a obsessão espiritual? 

Conhece-se te a ti mesmo! Sócrates, filosofo grego 
Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém! Paulo de Tarso 1° Corintios 6:12

Como evitar a procrastinação e a obsessão?
Dicas da Espiritualidade para combatermos a Procrastinação...
Frequência á casa espírita  
Participar dos grupos de estudo 
Assistir as palestras públicas 
Prece 
Visualização e Mentalização Positivas 
Livro: Fé Superando a Procrastinação, Yasmin Madeira, Web TV, Nova Luz


Com nosso pensamento e ideais elevados a espiritualidade aproveita para fazer desligamentos energéticos que podem existir entre nós e entidades perturbadoras. Retirar formas-pensamento que são ideias nossas ou de outras pessoas encarnadas ou desencarnadas. Energias negativas que se agrupam em torno de nós.


Amai-vos, eis o primeiro mandamento; Instrui-vos, eis o segundo (Espírito da Verdade)
Oração e Visualização Positiva
Oração e Visualização Positiva 
Pedir que estas entidades novas vão na nossa frente e curem as situações e envolvam as pessoas que iremos nos relacionar. 
Envolver as situações que temos receios de enfrentar em luz. Por exemplo: falar com alguém que não tem sintonia com você. 
Vamos nos imaginar realizando aquilo que desejamos.

Visualizações Terapêuticas 
As visualizações terapêuticas abrangem experiências de auto conscientização, objetivando a superação de desafios que se tornaram problemas perturbadores. Podemos usar diversas formas de visualizar: imaginando a cura dos órgãos integrativos, terapêutico, diálogos interiores com propósitos integrativos, visualização de mudanças de comportamentos ou do esgotar de situações emocionais, etc. 
Livros Refletindo a Alma, Divaldo Pereira Franco e Joanna de Angelis - CDs Visualizações Terapeuticas, Joanna de Angelis




 A Fé que transporta montanhas Planejamento: Que tal quebrarmos a pedra para levá-la aos poucos, todos os dias?

Que tenhamos a fé inabalável! A ansiedade é provocada pela necessidade de controlar o que não pode e não precisa ser controlado! Aceitação versus Controle

Visualização e Prece Finais 
Vamos fechar nossos olhos e elevar os nossos pensamentos em direção ao Criador! 
Vamos juntos imaginar uma luz que se forma neste ambiente propagada pela nossas boas intenções, pelos nossos espíritos protetores, que não nos desamparam mesmo quando não percebemos, e pelas centenas de amigos espirituais que nos auxiliaram nesta noite. 
Esta luz paira neste momento sobre este ambiente e ajuda a dissipar todas as energias deletérias que por ventura nos envolvam, deixando-nos mais livres, mais dispostos, mais confiantes e alegres. Imaginem agora que esta luz agora concentrada e carregada de bons fluidos vai em direção ao nosso lar e chegando lá prepara este ambiente para o nosso retorno, despejando em nosso ambiente doméstico energias restauradoras e de cura por todos os cômodos e todas as repartições, envolvendo em luz todas os moradores que lá estejam.



Visualização e Prece Finais … 
Esta energia deixa um perfume de flores por todos os aposentos e uma sensação de frescor, limpeza e equilíbrio no ar. 
Vamos mentalizar agora esta energia adentrando o nosso quarto, criando uma bolha de luz sobre a nossa cama preparando-o para o sono restaurador que teremos logo mais. 
Imagine agora esta luz de amor se expandindo por todo a vizinhança, por todo o bairro e agora iluminando toda a nossa cidade. Esta luz transformadora agora envolve o nosso estado, o nosso país inteiro e agora se expande, conectada a todas as pessoas de bem, pelo planeta inteiro, iluminando completamente nosso pequeno planeta de provas e expiações, como se o próprio Cristo estivesse envolvendo-o em suas mãos. 
Para encerrar, com um sentimento de profunda gratidão pelas oportunidades que recebemos, nós pedimos aos espíritos amigos que nos acompanhem nesta caminhada bendita de superação dos nosso desafios em busca da perfeição. Graças a Deus!

A Pergunta que fica.... 
Como ter foco e obter ajuda da espiritualidade amiga para superar os meus obstáculos?



Referências 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Procrastina%C3%A7%C3%A3o
O Evangelho Segundo o Espiritísmo – Allan Kardec 
O Livro dos Médiuns – Allan Kardec 
Superando a Procrastinação, Yasmin Madeira, Web TV, Nova Luz 
Apresentação Diversas modalidades de obsessões e desobsessões, www.uceo.org, Roque Souza http://livrodosmediuns.wordpress.com/2a-parte-das-ma 
 Livros Refletindo a Alma, Divaldo Pereira Franco e Joanna de Angelis  - CDs Visualizações Terapêuticas, Joanna de Angelis

Comentários

  1. Tipo adiar seu sua cadeira de TCC por 3 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. puxa amigo, é verdadeiramente triste, mas acho que vale a pena não se preocupar muito com isso ... e se deixar levar por um assunto qualquer! no meio do caminho ou antes mesmo você pode perceber o que realmente te interessa! bjs

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário! bjs