Os 7 pecados capitais

Olá pessoal!

Nesta semana que se inicia quero deixar uma matéria, assunto do qual  assisti hoje no canal pago  History, sobre os 7 pecados capitais e sua origem. 


Os sete pecados capitais foram tão antigos como o Cristianismo na verdade foram formalizados somente no século 6, quando o Papa Gregório Magno, como base as Epístolas de São Paulo, definiu como 7 os principais vícios de conduta:


A lista só se tornou oficial na Igreja Católica no século XII, com a suma Teológica, documento publicado pelo Teólogo São Tomás de Aquino. 

O termo "capital"  vem do latim "caput", que significa "cabeça", líder ou chefe, que significa que essas 7 infrações são as líderes de todas as outras.


A Igreja ofereceu soluções para os pecados capitais, criando uma lista de 7 virtudes fundamentais, 



Definindo cada uma, com sua respectiva virtude


  1. Luxúria: desequilíbrio do prazer que o luxo traz, normalmente ligado ao sexo = apego e valorização extrema aos prazeres carnais, à sensualidade e à sexualidade; desrespeito aos costumes; lascívia. Virtude: Castidade = pureza, simplicidade, sabedoria. Abraçar a moral de si próprio e alcançar pureza de pensamento através de educação e melhorias.
  2. Gula: desequilíbrio da alimentação = comer somente por prazer, em quantidade superior aquela necessário ao corpo humano. Virtude: Temperança = autocontrole, moderação, justiça. Constante demonstração de uma prática de abstenção. 
  3. Avareza: desequilíbrio do ter - ganância = apego ao dinheiro de forma exagerada, desejo de adquirir bens materiais e acumular riquezas.   Virtudes: Generosidade = auto-sacrifício. Dar sem esperar receber, uma notabilidade de pensamentos. 
  4. Ira:  desequilíbrio da emoção = raiva contra alguém, cólera, vontade de vingança. Virtude: Paciência = serenidade, calma, paz. Resistir ao que é quase insuportável com paciência e dignidade. Resolver pacificamente os conflitos e as injustiças, ao contrário de utilizar a violência.
  5. Soberba: desequilíbrio da autoestima para cima, desequilíbrio da humildade = manifestação da vaidade, orgulho e arrogância. Virtude: Humildade= Modéstia, respeito, auto-examinação, coragem necessária para realizar tarefas que são difíceis e aceitar os sacrifícios envolvidos. 
  6. Inveja: depressão, desequilíbrio da auto-estima para baixo = desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo que outra pessoa tem e consegue. Virtude: Caridade (Amor ao próximo).
  7. Preguiça: desequilíbrio do descanso = negligência ou falta de vontade para o trabalho ou atividades importantes. Virtude: Diligência = persistência, ética, decisão e objetividade. Ações e trabalhos integrados com força, disciplina e motivação.

O que me lembra nesta matéria é a nossa incansável reforma íntima. Dia a Dia, lutando e caindo nas nossas próprias faltas e dificuldades. Não podemos esmorecer em nossa Reforma Íntima!



Mas o que é Pecado?


Pecado é todo e qualquer ato que contrarie as leis de Deus (leis naturais). Paulo de Tarso, na Bíblia, diz que sem Lei não existe pecado. Isso quer dizer que à medida que o homem toma consciência da Lei de Deus, aumenta sua responsabilidade em relação aos erros e igualmente o rigor em seu próprio julgamento. É somente nessa transgressão que se resume o pecado.





Minhas Observações



O Espiritismo é a doutrina da razão, da coerência, da simplicidade e o compromisso do Espiritismo é com a educação da alma humana, devendo esta lutar pelo próprio aperfeiçoamento.

Na minha concepção a  palavra "PECADO" vem com uma energia pesada e negativa junto dela. Ahhhh e o "CASTIGO" literalmente Deus vai te castigar e você vai ficar na sua eternidade no Inferno!!!!

Se você acha que isso existe, é para você e não pra mim. Tenho falhas morais, as minhas ações vem com uma reação, própria da minha energia empregada numa atitude. Se tenho atitudes positivas, pensamentos bons, a consequência será de bons acontecimentos.

Se te devo algo, por ter te tirado a vida ou roubado ou ofendido, repararei o meu erro, as vezes o que acontece é de sofrer na vida até entender que o melhor caminho é do amor, da perseverança e da fé no Pai Maior, bondoso e justo. Trabalhar, estudar, perseverar no bem .... se arrepender é sempre o primeiro passo, e assim caminhamos para o nosso crescimento. E termino esta matéria com as palavras de Chico Xavier:

Precisamos desalojar o ódio, a inveja, o ciúme, a discórdia de nós mesmos, para que possamos chegar a uma solução em matéria de paz, de modo a sentirmos que os tempos são chegados para a felicidade humana.”


(ARANTES, Hércio Marcos Cintra. Palavras de Chico Xavier. São Paulo: IDE, 1995, Cap. 23)



Gostaram? deixe uma mensagem, se inscrevam no Blog .... logo com mais matérias



Comentários