Ocultismo - um breve entendimento

Olá Pessoal,




 Poderia iniciar explanando teorias e exercícios de diversos livros, teorias que muitas vezes lemos mas na realidade não assimilamos o que realmente significa! Ler por ler! Penso ser melhor exemplificar ao longo das matérias que serão publicadas.... 


Grimório


Como já comentei na matéria "Apresentação" ao longo da minha vida fiz alguns cursos espiritualistas e claro fiz a leitura de alguns livros, espiritas, esotéricos, ocultistas e etc etc. só não coloquei ainda a lista de livros porque preciso me recordar de nomes e autores.


Bafomé desenhado por Eliphas Levi e
 publicado em seu livro  
Dogma e Ritual de Alta Magia.
E sabe o que é mais interessante em cursos e livros lidos? O melhor é continuar sempre lendo, estudando, fazendo cursos se puder e por em prática no dia a dia, senão você só vai ter a experiencia didática!

Inicio aqui a primeira matéria relacionada ao tema Ocultismo, neste momento estarei resumindo só para quem não sabe o significado, onde surgiu e o que é???


Muitas pessoas quando ouvem a palavra Ocultismo já se arrepia e diz ahhhhh "cuidado", não é verdade? Então para quem assim pensa vamos desmitificar? 




Ocultismo

Sua História



Do mais antigo conhecido suas raízes vem dos Mistérios do Antigo Egito, relacionado com o deus Hermes ou Thoth. Nesta parte do Ocultismo ou Doutrina é tratada no Hermetismo, e envolve aspectos de Magia, Alquimia e Cabala.
Na Idade Média, floresceu a alquimia, ciência relacionada com a manipulação dos metais, que segundo alguns, seria na verdade uma metáfora para um processo mágico de desenvolvimento espiritual. Tanto a alquimia quanto o ocultismo receberam influência da cabala judaica, um movimento místico e esotérico pertencente ao judaísmo.
Alguns desses ocultistas medievais acabaram sendo condenados pela Inquisição acusados de serem bruxos e terem feito pacto com o diabo.
O ocultismo então ressurgiu no séc. XIX com os trabalhos de Eliphas Levi, Helena Petrovna Blavastsky, Papus, Aleister Crowley e outros.
A partir do séc. XX, a Teosofia Brasileira também tem difundido este conhecimento metafísico e iniciático.


Mas o que significa?


Nas ciências ocultas, a palavra oculta refere-se a um "conhecimento não revelado".

No séc. XIX era usado por ter sido uma tradição que teria se mantido oculta à perseguição da Igreja, e da sociedade. Hoje em dia mesmo que muitos dos símbolos do ocultismo, estejam sendo utilizados normalmente e façam parte da linguagem verbal ou escrita, permanecem assim ocultos o seu significado e seu verdadeiro sentido.
Assim, o ocultismo seria uma sabedoria intocada, que poucas pessoas chegam a tomar conhecimento, pois está além da visão objetiva da maioria, ou de interesses.

(Fonte: Wikipédia)

Macrocosmo e Microcosmo


Pessoalmente as fontes de livros que me sinto mais segura para estudo sobre Magia, Ocultismo e Teosofia são os autores Eliphas Levi, Helena B., Papus e Francis Barrett (Magus)... como tudo tem seu tempo posso vir a aumentar a minha lista! Não posso dizer que estudei a fundo seus livros, porque não é verdade.  


Muitos colocam Alan Kardec como um Ocultista também, não foi assim a mim apresentado já que estudei como Religião, mas de fato foi um grande professor , estudioso e exemplificava todas as teorias de forma magnífica relatada nos livros e revistas da época. 


Pessoal, não posso me intitular uma Ocultista porque só os Mestres o são, mas com certeza uma pessoa que gosta do assunto e tenta por em prática!


Ah e lembrando que todo mau é o que temos de sentimentos ruins dentro de nós mesmos. 

Esse leão feroz em nós é o que temos domá-lo. E só cabe a nós! 

O ocultismo não é do mau! rssssss

É um conhecimento da Luz, a luz que pode nos tirar da nossa própria ignorância.

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerá os deuses e o universo."

Cabala Judaica

Comentários