Espiritismo

Espiritismo ou Doutrina Espírita

O que é

Fotografia de Allan Kardec
É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita.
O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal. 

A Doutrina Espírita é de 
natureza Tríplice

A Doutrina Espírita é de natureza tríplice, pois abrange princípios filosóficos (é uma “filosofia espiritualista”), científicos e religiosos ou morais. Daí Allan Kardec afirmar: O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática consiste nas relações que se podem estabelecer entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que decorrem de tais relações.


O que o Espiritismo nos traz de novo?

São conceitos profundos a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das leis que regem a vida. Nos faz ver quem somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.

Qual a distinção entre Espiritualista e Espírita?

A pessoa que acredita na vida espiritual, ou seja, que existe em si algo a mais do que a matéria é espiritualista.
O Espírita acredita na manifestação dos Espíritos e também na reencarnação como o meio que Deus nos dá para redimir nossos erros e buscar a nossa evolução.


Quais os pontos mais importantes da Doutrina Espírita?

- Deus é a Inteligência Suprema e a causa primária de todos as coisas, o eterno, imutável, imaterial, onipotente, justo e bom.
- O Universo é a criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.
- A Habitação dos Espíritos encarnados, o planeta Terra, coexiste com o mundo espiritual, Habitação dos Espíritos desencarnados. Existem outros mundos habitados, com seres em diferentes graus de evolução que os homens.
- Todas as leis da natureza são leis divinas, quer sejam físicas ou morais, pois que Deus é seu autor.
- O Homem é um Espírito encarnado em um corpo material. O perispírito é o corpo semi material que une o Espírito ao seu corpo material.
- Os Espíritos são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição.
- Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.
- Reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aperfeiçoamento. Os Espíritos evoluem sempre e em suas múltiplas existências corpóreas, podem estacionar, mas nunca regridem. 
- Conforme o grau de perfeição a que tenham alcançado os espíritos podem ser: Espíritos Puros, aqueles que atingiram a perfeição. Bons Espíritos, aqueles cujo desejo do bem é o que predomina. E Espíritos Imperfeitos, são aqueles cuja ignorância, desejo do mal e paixões inferiores ainda predominam.
- A interação dos Espíritos com os homens é constante. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, nos sustentam nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com a coragem e resignação. Os imperfeitos nos impelem do mal.
- Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. É a Doutrina que nos deixou é o que há de mais representativo da pura lei de Deus.
- A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o caminho seguro para a evolução de todos os homens, assim como é inata a ideia da existência do Criador.
- A prece enobrece o homem. Quem ora com confiança torna-se forte contra as tentações do mal e de suas próprias inclinações negativas e Deus envia Bons Espíritos para assisti-lo.

Como é a Prática Espírita?

É gratuita, sem nenhum culto exterior, não tem sacerdote, não tem altares, imagens ou quaisquer formas de culto exterior. 

Ilustração sobre Mediunidade
A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens é uma faculdade que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independente da religião ou da diretriz de vida que adotem.
Prática mediúnica espírita é aquelas que é exercida  com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral Cristã.
O Espiritismo respeita todas as religiões, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalho pela confraternização entre todos os homens, independente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social.


Quais os Princípios Básicos da Doutrina Espírita?

- Existência de Deus - É a origem, é o Criador, suprema perfeição.
- Imortalidade da alma - O Espírito é o princípio inteligente do Universo, criado por Deus. 
- Pluralidade das existências - A reencarnação permite ao Espírito viver inúmeras existências no mundo, adquirindo novas experiências, para o seu crescimento.
Clique na imagem para aumentar o seu tamanho
- Pluralidade dos Mundos habitados - Existem mundos superiores e mundos inferiores ao nosso. A Terra é um mundo de categoria moral inferior, contudo está sujeita a se transformar numa esfera de regeneração.
- Comunicabilidade dos Espíritos - Espíritos são seres humanos desencarnados, estão em toda parte. E se comunicam e interagem com o encarnado.


Quem foi Allan Kardec?

Allan Kardec e sua esposa
Amélie Gabrielle Boudet
Hippolyte Léon Denizard Rivail, nascei em Lyon, 3 de Outubro de 1804, morreu em Paris, 31 de Março de 1869. Foi educador, autor, tradutor de francês, filósofo e pedagogo.Casado com Amélie Gabrielle Boudet, professora, poetisa e artista plástica francesa.
Túmulo de Allan Kardec
em Paris 
Sob o pseudônimo de Allan Kardec, notalizou-se como o Codificador do Espiritismo. O motivo pelo qual adotou esse pseudônimo para uma diferenciação da Codificação Espírita em relação aos seus anteriores trabalhos pedagógicos. Segundo várias fontes, seu pseudônimo foi escolhido pois um espírito revelou-lhe que haviam vivido juntos entre os Druidas, na Gália, e que então o Codificador se chamava "Allan Kardec".



Obras Espírita de Allan Kardec

Contra capa da versão de 1860 do
Livro dos Espíritos, a principal obra publicada
por Allan Kardec 
- O livros dos Espíritos, publicado 18/04/1857
- O livro dos Médiuns, publicado 01/1861
- O Evangelho Segundo o Espiritismo, publicado 04/1864
- O Céu e o Inferno, publicado em 08/1865
- A Gênese, publica em 01/1868
- Revista Espírita (periódico de estudos psicológicos), publicada mensalmente de 01/01/1858 a 1869.
- O que é o Espiritismo (resumo sob forma de perguntas e respostas), publicado em 1859
- Instrução prática sobre manifestações espíritas, (publicado pela Editora Pensamento no Brasil)
- O Espiritismo em sua expressão mais simples, publicado em 1862
- Viagem Espírita, publicado em 1862 (1867)

Após seu falecimento, viria a Luz!

- Obras Póstumas, publicado em 1890

Outras Obras menos conhecidas publicadas no Brasil

- O Principiante Espírita (Editora O Pensamento)
- A Obsessão (Editora O Clarim) 


Fonte: Livro dos Espíritos (Allan Kardec) www.correioespirita.org.br 
             Biografia de Allan Kardec - de Julio Abreu Filho - O principiante espírita de 1956
             www.institutamelieboudet.fr          
             O que é o espiritismo. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 
             www.febnet.org.br 

Busto em bronze de Allan Kardec

Foto de Allan Kardec



Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário! bjs